ILUMINAÇÃO: CANTINHO DA LEITURA | HENRY CAPELANES

Continuando nas dicas de iluminação, semana passada falamos da iluminação para maquiar, hoje vou dar dicas para iluminação de um cantinho que a maioria adora: cantinho de leitura. Nem sempre é possível ter um canto único e exclusivo para esta atividade, mas como não ocupa muito espaço pode ser criado com uma certa facilidade e fica um charme.

A luz para leitura não deve ser muito forte e nem muito fraca (Oi? haha). A luz muito fraca força a visão dando uma sensação de cansaço e tira o prazer da leitura. Já a luz muito forte atrapalha pois faz a pupila contrair, o que diminui a quantidade de luz na retina onde as imagens são processadas.

O ideal, portanto, é que a iluminação seja direta, focada no objeto onde as atividades de trabalho e leitura forem realizadas. E deve ser feita preferencialmente por luminárias de chão, de mesa, de cabeceira (arandelas ajustáveis) ou abajur, colocando atrás e um pouco acima do leitor (nas imagens vocês entendem melhor) ou também por pendentes que dão um toque super moderno ao ambiente.

Com relação às lâmpadas, procure sempre aquelas que não esquentam e dê preferencia as lâmpadas de cor amareladas, pois são mais confortáveis para a nossa visão.

É isso gente, ler é um hábito delicioso e para um melhor aproveitamento da leitura essas dicas fazem bastante diferença. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *